• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
Unindo forças por um IFSC melhor!

GESTÃO IFSC 2020-2024

Unidos forças por um IFSC melhor!

Reitor: Maurício Gariba Júnior

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Inteligência Aplicada e doutor em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC. Pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) (2010-2011). Em 2014, cursou o Curso de aperfeiçoamento do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU), da Organização Universitária Interamericana (OUI), do Canadá.

 

No IFSC desde 1989, possui experiência como Coordenador do Curso de Eletrônica, Chefe do Departamento Acadêmico de Eletrônica, Coordenação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Assessoria de Comunicação, Marketing e Ouvidoria e Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública. Também participou como representante docente no Conselho Superior (CONSUP). Atualmente é Professor Titular do Departamento Acadêmico de Eletrônica, do Câmpus Florianópolis.

 

No período de 1999 a 2000 foi Coordenador Geral do SINASEFE Seção IFSC. De 2011 a 2016 exerceu a função de Diretor Geral, eleito pelo Campus Florianópolis. Desde 2016 é Assessor de Relações Externas do Campus Florianópolis. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Tecnologia vinculado ao IFSC.

Diretora Executiva:  Andrea Martins Andujar

Graduada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Administração de Recursos Humanos pela UFSC, mestre em Administração pela UFSC, doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e pós-doutora em Educação a Distância pela Universidad Nacional de Educación a Distancia – Madrid/España. Foi Chefe de Desenvolvimento de Recursos Humanos, de 1989 a 1991, no grupo RBS – Rede Brasil Sul de e é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina desde 1997 quando iniciou como professora substituta, passando a professora efetiva em 1998.

 

Foi Assessora de projetos de qualidade de vida da Direção Geral do antigo CEFET/SC, de 2004 a 2005 e foi professora vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Possui formação complementar em Gestão e Docência em Educação a Distância. Esteve à frente da Assessoria  de Ciências Humanas do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (Daltec) de 2010 até o final de 2015.

 

Tem experiência na área de educação: educação superior, educação tecnológica e científica, educação a distância e experiência na área de gestão de pessoas, comportamento organizacional e psicologia. Atualmente está Diretora-Geral do Câmpus Florianópolis, eleita para o mandato 2016-2019.

Pró-reitor de Ensino: Adriano Larentes da Silva

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Autônoma do México (2015) e em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atuou como professor da rede estadual de Santa Catarina entre 2000 e 2004, como professor da UFSC, entre 2004 e 2006, como professor e coordenador pedagógico da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, entre 2006 e 2008 e como professor visitante na Universidade de Cádiz, Espanha, em 2008..

 

É professor do IFSC, Câmpus Chapecó, desde 2008, ministrando aulas em diferentes cursos técnicos e de pós-graduação. Desde 2017 é professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Desde 2009 dedica-se a pesquisas sobre a Educação Profissional, à produção de materiais didáticos e à publicações acadêmicas, como artigos e livros.

 

Tem atuado também em diferentes projetos de extensão e faz parte da equipe de coordenação da Rádio C – a Rádio Escola do IFSC Câmpus Chapecó. Entre 2009 e 2011 foi coordenador do curso Técnico em Eletromecânica (PROEJA) e, em 2016 e 2017, coordenou o curso Técnico em Informática (Integrado) do Câmpus Chapecó. Entre 2011 e 2013 atuou como assessor pedagógico do IFSC Câmpus Florianópolis-Continente e desde 2013 coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado do Câmpus Chapecó.

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: Flavia Maia Moreira

Possui Graduação em Ciências Biológicas (1995) e Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorado em Genética Vegetal (2006) pela Università degli Studi di Milano (Milão, Itália), Pós-Doutorado em Genética Molecular (2008) pelo Instittuto Agrario di San Michele all'Adige (Trento, Itália) e Especialização (2016) em Gênero e Diversidade na Escola pela UFSC.

 

No IFSC desde setembro de 2010, é professora de Biologia do Câmpus São José, atuando no Ensino Médio Integrado, Proeja, Licenciatura e Especialização, além do Núcleo Pedagógico do Departamento de Educação a Distância do IFSC e do curso de extensão Mulheres Sim. Ocupou entre 2011 e 2013 o cargo de coordenação adjunta da Cultura Geral do câmpus,  coordenação de desenvolvimento da Extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas entre 2013 e 2015, assessoria da Direção de Ensino em 2016 e, desde 2017, está coordenadora de Pesquisa e Inovação dp seu câmpus.

 

Já representou o segmento docente em comissões eleitorais, Núcleo Docente Estruturante e no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), quando eleita para a composição 2013-2015. Desde seu ingresso no IFSC desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão, orienta trabalhos de conclusão de curso e também participa de bancas examinadoras de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Atualmente, participa dos Grupos de Pesquisa “Recursos Genéticos Vegetais” (UFSC) e “Escultura – Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação” (IFSC).

Pró-reitor de Extensão e Relações Externas -  Valter Vander de Oliveira

Professor da área de mecânica desde 1991, graduado em Mecânica (1995) pelo Centro Federal Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR, com especialização em Inovação Tecnológica e Qualidade (2001) pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, especialização em docência (2005) pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC  e mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2008). Atuou como professor do ensino técnico e da graduação na SOCIESC por 18 anos (1991-2009).

 

Nessa instituição exerceu cargo de coordenação, gerenciando os cursos técnicos da Escola Técnica Tupy por mais de 12 anos. Ingressou no IFSC em 2009 como professor do ensino básico, técnico e tecnológico, atuando no curso técnico em mecânica e tecnólogo em mecatrônica. Atua em grupos de pesquisa no IFSC desde 2009 nas linhas de otimização de processos e usinagem de materiais de engenharia, onde desenvolveu projetos de pesquisas e extensão. Na instituição atuou como chefe de laboratório (2010-2011), como diretor de ensino, pesquisa e extensão (2011-2015).

 

Atualmente está diretor geral do Câmpus Joinville, presidente do núcleo de educação da Associação Comercial e Industrial de Joinville - ACIJ (2017-2019), membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville - COMCITI (2014-2020) e membro do Conselho da Cidade de Joinville (2019-2023).

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional: Jesué Graciliano da Silva

Graduado Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho com Mestrado em Engenharia Mecânica e Doutorado em Geografia - área de desenvolvimento regional (2017).

 

No IFSC desde 1993, tem experiência como coordenador de área, diretor de câmpus, diretor sistêmico, pró reitor e reitor pro tempore do IFSC, IF-Farroupilha e IFPR. É autor de diversos livros da área técnica e de gestão pública, entre eles: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e da Climatização, Segredos da Estatística, Liderança Ética e Servidora e Do Discurso à Ação. Também é criador de conteúdos digitais por meio de seu blog e de seu canal no Youtube, onde disponibiliza mais de 400 videoaulas nas áreas de Termodinâmica, Estatística, Eletricidade Básica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluidos entre outras.

 

Tem a compreensão de que o IFSC, por meio de sua atuação multicâmpus e de seus cursos de educação a distância, é capaz de transformar para melhor a vida dos catarinenses.  Entende que para isso é necessário a implantação de um modelo de gestão comprometido com a participação democrática e com a efetiva autonomia dos câmpus. Compreende que a descentralização do processo decisório é o caminho para devolver o protagonismo aos campus, que devem estar comprometidos com o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos. 

Pró-reitor de Administração: Aloísio Silva Júnior

Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Especialista em Gestão Pública pelo CEFET/SC. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Formando em Administração de Empresas – UNIASSELVI.

 

É servidor TAE do câmpus Florianópolis desde 1991. Foi Chefe do Setor de Execução Orçamentária e Financeira da ETF-SC, de 1994 a 1995. Exerceu a função de Coordenador de Orçamento e Contabilidade da ETF-SC, de 1995 a 1996. a Atuou como Gerente de Administração e Manutenção na Unidade de Florianópolis do CEFET/SC  no ano de 2003. De 2004 a 2005 atuou como Diretor sistêmico de Administração e Planejamento do CEFET-SC. Foi Assessor de Planejamento da Unidade Florianópolis CEFET/SC, de 2006 a 2007.

 

Como reconhecimento pela sua vasta experiência na área atuou como professor das Unidades Curriculares de Orçamento Público e Contabilidade Pública no Curso Tecnologia em Gestão Pública no programa UAB/IFSC, de 2007 a 2010. Também ministrou as disciplinas de Análise de Balanços, Contabilidade Gerencial e de Custos e Contabilidade Geral no Curso de Graduação em Administração  de 2007 a 2010. Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Administração do Câmpus Florianópolis do IFSC (mandato 2016 - 2019).